Furitsuke

81qaa

Muitos de vocês já devem ter visto nos DVDs de show de Visual Kei lá no Japão fãs batendo cabeça ou fazendo coreografias complicadas com os braços, todos sincronizados. Esta é uma das marcas registradas do estilo e que causa certo estranhamento para muito fãs ocidentais.

Conhecidos como “Furitsuke” (ou “Furi” para os íntimos), estes movimentos diferem de acordo com o subgênero, com a banda, com a música e às vezes até com o lugar.

Existem Furitsuke gerais, mas muitas bandas também criam coreografias específicas para determinadas músicas. Um exemplo disso é a música TEKESUTA Kosen do An Cafe (começo do vídeo), e a banda acaba ensinando essas coreografia aos fãs nos shows.

É sempre bom aprender esses Furitsuke antes de ir ao show de Visual Kei no Japão; desta forma, você poderá participar e se divertir com todos.

Felizmente, nem toda música tem sua coreografia. Como dito anteriormente, muitos Furitsuke contêm movimentos gerais e têm conexão com certos ritmos ou com padrões da música. Isso é bom, pois com o tempo você acaba se acostumando e fica cada vez mais fácil acertar o momento certo de fazer cada movimento.

Quando todos se movimentam em sincronia, o show acontece também na plateia. Muitas pessoas dizem que o Furitsuke é como um presente para a banda e os fãs tentam ser o mais legal e elegante possível; ele cria uma certa atmosfera durante o show. Portanto, é normal que alguns movimentos sejam mais comuns em um show de certa banda do que outros.

Cada vez mais pessoas fora do Japão têm começado a se interessar e a aprender os Furitsuke. Porém, se você não pode ir ao um show de Visual Kei no Japão, é possível aprendê-los com os DVDs. Além disso, algumas pessoas começaram a postar vídeos e tutoriais no Youtube ou as próprias bandas gravam vídeos ensinando os próprios Furi, como este do Golden Bomber.

Os Furitsuke mudam com o tempo e às vezes até diferem dependendo da localidade (ex: Tokyo vs Osaka), então tente ficar atualizado!

Segue um lista com os furitsuke mais gerais:

Headbanging:

O que é um bom show pesado de Visual Kei sem alguns bate cabeça loucos e desorganizados? Mas as Bangya levaram este movimento aparentemente simples ao próximo nível e adicionaram uma série de (sincronizadas) variações.

Hedoban 『ヘドバン』
Literalmente, bate cabeça. Somente o bate cabeça tradicional.

Clique aqui para ver um exemplo

Teban 『手バン』
Literalmente, banging com as mãos.

Clique aqui para ver um exemplo

Oritatami 『折りたたみ』
Literalmente, dobrável. Um tipo de bate cabeça lento, no qual você se dobra totalmente no ritmo da música. As pessoas na grade se dobram sobre ela.

Clique aqui para ver um exemplo

Dogeza hedoban 『土下座へドバン』
Literalmente bate cabeça ajoelhado. Um tipo de bate cabeça no qual você fica de joelhos e coloca as mãos no chão para fazer o headoban. Este só é feito em shows com cadeira (lugar marcado), porque não há espaço suficiente quando não há cadeiras.

Clique aqui para ver um exemplo

Kaiten hedoban 『回転へドバン』
Literalmente, rotação. Neste hedoban você fica rodando a cabeça, por isso o “回転 (rotação)”.

Clique aqui para ver um exemplo

Mergulho

O “mergulho” geralmente acontece em pontos específicos da música e realmente fica espetacular.

Gyakudai 『逆ダイ』

Literalmente, mergulho invertido. Pode ser substituído por um salto, o que é mais comum para as pessoas no fundo devido às restrições de espaço. Este movimento é muito popular, principalmente em shows indies, e algumas vezes as bandas até fazem músicas próprias para se fazer o gyakudai.

Clique aqui para ver um exemplo

Sedai 『背ダイ』
Literalmente, mergulho nas costas. Este só acontece em shows mais pesados. É um pouco parecido com o gyakudai, mas no sedai a primeira fileira se pendura nas barras da frente (que às vezes até são acolchoadas), e então as fileiras de trás pulam em suas costas.

É um pouco difícil de explicar, por isso, clique aqui para ver um exemplo

Na minha opinião, o sedai é um dos furi mais divertidos, junto com o mosshu.

Isudai 『椅子ダイ』

Literalmente, mergulho da cadeira. Este é parecido com o sedai, mas com o isudai as pessoas usam suas cadeiras para pular por cima dos outros. Isso é uma coisa de banda indie e, visto que as cadeiras são necessárias, não acontece tão frequentemente, somente no ROCK MAY KAN. O gif abaixo foi gravado nesta casa de show e se você reparar, pode ver um garota com vestido preto de bolinhas brancas pulando por cima de todos. As outras pessoas estão fazendo sedai.

Clique aqui para ver um exemplo

Korodai 『コロダイ』
Literalmente, mergulho rolando. Este é como um surfe sobre a plateia. A única diferença é que a pessoa fazendo fica rolando constantemente.

Neste vídeo há diversos momentos em que as meninas pulam por cima de todos e ficam girando.

Atrair

As bangya durante os shows frequentemente tentam chamar a atenção dos membros da banda e mostrar quem é seu favorito. Isso não é propriamente um Furitsuke, mas é extremamente comum nos shows de Visual Kei

Saki / saku 『咲き・咲く
Literalmente, “florescendo” ou “florescer”. Abrir seus braços sobre sua cabeça quando, por exemplo, seu membro favorito entra no palco. Isto, supostamente, parece as pétalas de uma flor florescendo. Algumas bandas, em sua maioria as mais pesadas, banem o saki/saku durante os shows por não gostarem do movimento (Ex.: the GazettE).

Clique aqui para ver um exemplo

Sorosaki 『ソロ咲き』
Literalmente, saki solo. Esta é uma variação do saki feita durante solos de guitarra, quando você faz o saki continuamente. Você abre seus braços acima da sua cabeça e depois cruza-os novamente na sua frente. Há referências dele como “wiper” ワイパー também, mas parece que há um consenso na internet que de fato ele é uma forma de saki. Há algumas variações também. Ao invés de simplesmente abrir seus braços no saki, você pode combiná-lo agitando seus dedos ou mãos (“kirakira”), ou fazer um teban bem rápido. Essas variações dependem da atmosfera da banda.

Sakigoe 『咲き声』
Literalmente, voz florescendo. Chamar pelo seu membro favorito enquanto faz o Saki. Tende a ser feito com uma voz muito aguda. Fãs não japoneses frequentemente reclamam do quão chato isto é.

Menko 『メンコ』 (Member Calling)
Literalmente, chamar pelo membro. Chamar pelo nome de um dos membros.

Desuvo 『デスヴォ』(Death Voice)
Literalmente, voz mortal. É um grito gutural que as fãs fazem para chamar a atenção da banda em shows mais pesados. Geralmente elas falam o nome do membro várias vezes seguidas fazendo essa voz, ou simplesmente gritam. Pode ser usado quando fizer o menko também.

Outros

E, por fim, tudo aquilo que não se encaixa em nenhuma dessas categorias!

Tesensu 『手扇子』
Literalmente, leque com as mãos. É quando as pessoas fazem movimentos parecidos com leques com as mãos. Em bandas mais pesadas pode ser substituído ou pelo kobushi ou pelo teban (embora nem sempre).

Clique aqui para ver um exemplo

Mosshu 『モッシュ』
Literalmente, mosh. Este não é como o mosh ocidental, o qual não é permitido na maior parte das casas de shows do Japão. O mosh do Visual Kei é simplesmente as pessoas pulando uma ao redor da outra em círculos, sem colidir umas com as outras. Também acontece de todos se moverem da direita para a esquerda em sincronia.

Clique aqui para ver um exemplo

Clique aqui para ver outro exemplo

Futon 『布団』
O futon forma um par com o sedai. Quando a plateia quer fazer o sedai, a primeira fileira se pendura nas barras da frente (que às vezes até são acolchoadas). É chamado futon porque serve de apoio para as pessoas das fileiras de trás, assim como um futon.

Kobushi / kobushiban 『拳・拳バン
Literalmente, punho, bang com o punho. Punho pulsante!

Clique aqui para ver um exemplo

Tobe / Janpu (Jump) 『跳べジャンプ

Literalmente, salto, pular. É isso mesmo que você está imaginado: ficar pulando.

Clique aqui para ver um exemplo

Bom, é isso que eu conheço e que eu achei de explicação. Espero que gostem! Eu realmente acho muito interessante a maneira das bangya curtirem os shows de Visual Kei e quando vi o artigo em um blog já fui decorar todos os nomes! Espero que vocês também achem divertido!

Vídeos usados para os gifs:

 BORN – サバに乗って!?

Antic Cafe – Cherry Saku Yuuki! @ Live Cafe 2010

Antic Cafe – cherry 咲く勇気 (cherry saku yuuki)

DEViL KiTT – Hallo Katty

the GazettE – RCE LIVE Disc 2 Kantou Dogeza Kumiai

SCREW, Matenrou Opera, Mix Speaker’s,Inc, D=OUT, DaizyStripper V Rock Festival 2011

Glam Grammar 『少女A 』 振り付け講座

Mais alguns vídeos com furitsuke:

Black Gene For the Next Scene – 「namida khz」 (Esse é um exemplo de vídeo gravado pela banda para mostrar um furi próprio)
Golden Bomber (ゴールデンボンバー) – konya wa tonight (Outro exemplo de vídeo gravado para mostrar um furi próprio)
Golden Bomber (ゴールデンボンバー) – dokugumo onna (Este eu já postei mais acima, mas só para complementar: a ordem dos furi nesta música é “Tesensu~haato~saki~kobushi~solo saki~teban~gyakudai~hedoban)
Kiryu (己龍) – kisai (Esse é muito bom!! Tem o sedai e o Takemasa servindo de futon)
Phantasmagoria – Actuate Eden  (Outro gravado para mostrar furi próprio. Eu, particularmente, acho que os furitsuke mais difíceis são os do Phantasmagoria)
UNiTE. (ユナイト) – 『Ms.Fabbit』 (Mais um com furi próprio)

Bom, divirtam-se com os furitsuke!! E quando forem ao Japão ver um show, experimentem fazê-los, é divertido!

Traduzido e adaptado do blog Maccha Latte

Deixe um comentário